Golpistas online geralmente fingem ser americanos, mas frequentemente são de outros lugares do mundo. Iludem as pessoas com muitos elogios e declarações de amor, mesmo após pouco contato. Ganham a confiança das pessoas e podem demorar semanas para aplicarem o golpe, que consiste em pedir dinheiro emprestado ou doado e depois desaparecerem. Antes disso podem aproveitar da boa vontade da vítima e pedir pequenas quantias com frequência.


Veja os principais sinais de que se está lidando com um golpista (pode variar, o discurso o país, etc):


- Solicitam logo que os próximos contatos sejam por email, porque geralmente são descobertos e tem o perfil deletado pelos sites de relacionamento.


- Algumas vezes dizem ser soldados ou generais do exército, e estão em uma missão secreta e super especial. Visam impressionar a vítima.


- Frequentemente fingem ser americanos, e dizem que estão em uma missão no Iraque, Afeganistão ou outro país em guerra. Novamente querendo impressionar.


- Dizem que seus parentes estão mortos, porque, é claro, não querem falar sobre eles.


- Dizem não ter endereço fixo, pois estão sempre em alguma missão especial. Justificam com isso o motivo de não poder receber uma chamada de telefone fixo, uma carta, etc.


- Muitas vezes dizem que estão próximos de se aposentarem. Iludem a pessoa, que acha que quando ele se aposentar, virá morar no Brasil.


- Podem dizer que possuem uma filha ou um filho que precisa de coisas e ele não pode pagar. Querem fisgar as pessoas pela bondade, pelo coração.


- Precisa de dinheiro para pagar alguma coisa que o impede de continuar falando com você, exemplo: conta da internet, do telefone, etc. Uma chantagem: se você não ajudar financeiramente, perderá o contato.


- Precisam de dinheiro para pagar um visto ou uma passagem para vir te visitar. Quando recebem o dinheiro, desaparecem.