Como iniciar um namoro sólido e duradouro

Como iniciar um namoro sólido e duradouro

Começar um namoro não é tão difícil como parece

Ficar sozinho é um dos maiores pesadelos para muita gente, mas isso não deveria ser algo tão amedrontador, pois esse é um momento de reflexão, de auto aprendizado e de planejar o futuro com calma para não trocar, como no ditado popular, o pé pelas mãos.

Um relacionamento saudável é aquele que não causa sofrimento, e se você é plenamente feliz ou não neste relacionamento, já é é outra questão. Nenhuma relação é perfeita, seja ela amorosa, no trabalho, etc. Além disso, a vida não é só feita de momentos alegres, e se você focar sua vida nisso, certamente vai ter muitas desilusões. Com o tempo você aprende que a felicidade é um estado de espírito, e não depende totalmente da pessoa que está ao seu lado.

Um relacionamento sério sempre envolve um certo investimento de energia, ou seja, não é algo passivo que você vai apenas curtir e viver a vida, feliz para sempre. Se você não se esforçar para fazer coisas básicas, como ajudar com as tarefas da casa, com os filhos, e manter a chama da paixão acesa, certamente as coisas não vão andar corretamente. Um relacionamento é como a fé, se você não cultivar, ela morre.

Se você ter maturidade suficiente e entender todas essas questões, sua chance de conseguir encontrar alguém que aceite passar o resto da vida com você aumentará bastante. A maturidade emocional é algo que salta aos olhos, ou seja, isso é um ponto positivo que chama a atenção do outro ou da outra.

O primeiro passo que uma pessoa que pensa “quero um relacionamento” tem que dar é muito importante: precisa saber exatamente o que é um namoro sério, suas dificuldade, as possibilidades, as limitações, e principalmente, o que você tem a ganhar e a perder quando inicia uma relação séria. É difícil por exemplo, manter a saída com os amigos e o futebol todo final de semana, e administrar tudo isso com o fato de agora ter uma pessoa esperando que vocês possam se divertirem juntos pelo menos com a mesma intensidade com que você faz com os amigos.

Quando se tem uma família, a situação é ainda mais difícil. Por exemplo, não é possível hoje em dia achar que todas as responsabilidades da casa cairão sobre as mulheres, pois os tempos são outros.

Encontrar uma mulher ou um homem disposto a se casar é o objetivo de muitas pessoas, mas muitos deles não estão preparados para isso. Esteja ciente desses pontos e tome cuidado para não começar uma relação com alguém muito diferente de você. Para arrumar uma namorada ou namorado você precisa ter paciência, pois a escolha paciente é o passo mais importante para não perder tempo com uma relação complicada e sem futuro. Você pode conhecer pessoas enquanto sai ao shopping, à bares e locais públicos, o local onde se conhecem porém, pode dar dicas claras sobre como a pessoa é. Se você conhecer alguém em uma danceteria, as chances de que essa pessoa não seja caseira são altas, e tenha isso em mente na hora de avaliar se vocês não poderão entrar em conflito na hora de escolher o programa do final de semana.

Não vale a pena iniciar uma relação com qualquer pessoa, apenas pela pressa e medo de ficar só. Você precisa conhecer uma pessoa que tenha planos e objetivos compatíveis com os seus. Ter uma relação saudável não é tarefa trivial, pessoas muitas vezes têm personalidade muito forte, e não vão aceitar uma relação não gratificante por muito tempo, logo vão acabar tentando ajustar as coisas ou então terminando o namoro se o ajuste não for possível.

Neste aspecto, a sedução pode ter um efeito curto, logo as pessoas seduzidas acabam se dando conta de que aquele homem ou mulher, que não se esforça pela relação, não merece mais a companhia delas.

Muitas pessoas acabam não conseguindo namorar alguém legal porque pensam apenas em conhecer pessoas lindas, sem pensar que beleza apenas não sustenta uma relação saudável.

As dificuldades certamente serão muitas, mas isso é normal. Brigas também ocorrem, e às vezes podem até ter o lado positivo de que você está lidando com alguém que se importa. Uma discussão onde apenas um lado argumenta não é um bom sinal, podendo indicar um certo desprezo da outra parte.

Enfim, o primeiro passo que alguém que decide iniciar um namoro é saber o que é uma relação séria, e se preparar para enfrentar os desafios que certamente aparecerão. Tenha fé e esperança nessa relação, e se você escolheu com calma e com princípios, tenha também a confiança de que após toda tempestade vem a bonança.